• desporto com frio

O frio não é razão para não praticar exercício físico, mesmo no exterior. Apenas obriga a alguns cuidados para garantir o seu bem-estar e saúde.

 

ANTES DE SAIR PARA A RUA:
- Não encurtar o aquecimento. Um bom aquecimento, de preferência em ambiente interior, previne lesões musculares, articulares e ajuda a preparar o sistema cardiovascular para o esforço acrescido.

- Mesmo após o aquecimento, sugerimos começar por uma caminhada e ir aumentando gradualmente a intensidade do exercício.
- Hidratar o corpo antes de sair. Hidratar é tão importante em ambientes quentes como frios.
- Vestir várias camadas de roupa. Não só aquecem, como podemos retirar alguma sem correr o risco de arrefecer demasiado.
- Ter em atenção que existem diversos materiais indicados para a prática de exercício físico em dias, condições e locais mais frios.
- Proteger as extremidades do corpo é muito importante (mãos, orelhas, nariz, pés), pois estão mais expostas às adversidades.

 

DEPOIS DO EXERCÍCIO:
- Repor os sais minerais e os fluídos é sempre importante, independentemente das condições climatéricas. Há que ingerir fluídos como habitualmente.

- Após o exercício e caso a roupa esteja húmida ou molhada, trocar assim que for possível para não arrefecer demasiado.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES:
- Ficar atento ao sistema cardiovascular. Pode ocorrer a denominada vasoconstrição: o sangue não chegar onde é necessário. Não dispensar a vigilância médica.

- Praticar desporto regularmente diminui a probabilidade de problemas em condições climatéricas mais adversas.


Bom exercício!

Fontes:
http://www.publico.pt/multimedia/video/cuidados-a-ter-se-quer-fazer-exercicio-ao-frio-2017117141064
http://www.runningstats.com/7-ways-help-run-cold/

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