• Alimentação saudável

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável nasce com o propósito de esclarecer os atletas no que diz respeito às melhores práticas alimentares que responda às suas necessidades desportivas.

Este Programa nasce dessa realidade, com o apoio científico de figuras reconhecidas na área da nutrição desportiva. 
Assuntos do quotidiano de qualquer atleta como a suplementação, o consumo de proteína, de hidratos de carbono (antes, durante e após o exercício físico) são aqui escrutinados.

NECESSIDADES GERAIS

- Hidratos de carbono: 3 a 12g/kg peso/dia),
- Proteínas (1,2 a 2,5g/kg/dia),
- Gordura (>20% do valor energético total,
- Micronutrientes para o treino e competição.

Um plano alimentar adequado ao tipo de exercício praticado permite a manutenção da composição corporal saudável (massa corporal, gorda e muscular).  

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA NUTRIÇÃO DESPORTIVA

1. Colmatar as necessidades energéticas (e nutrientes) face ao exercício praticado,
2. Manter uma composição corporal saudável, alcançar e manter o peso competitivo ideal, adequados à modalidade,
3. Assegurar que é ingerida a quantidade de energia adequada e reidratar durante cada sessão,
4. Reduzir os riscos associados de doença e de lesão,
5. Consciencializar para a toma de suplementos nutricionais e outros alimentos específicos para desportistas. Espírito crítico face aos resultados cientificamente comprovados no seu rendimento e saúde.
6. Preservar a saúde e o rendimento do atleta.

(Ver listagem completa no Programa Nacional)

 

HIDRATAÇÃO

A hidratação e a reposição dos minerais perdidos com o exercício (durante e após) são de extrema importância. No âmbito da Nutrição Desportiva, este Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, recupera algumas recomendações já identificadas pelo Colégio Americano da Medicina Desportiva.

ANTE EXERCÍCIO
- Pelo menos 4h antes do exercício, é recomendada a ingestão de aproximadamente 5 a 7 ml de fluídos por kg do atleta.
- Devem ser consumidos 20 a 50mg de sódio por litro.

DURANTE O EXERCÍCIO
- Prevenir o excesso de desidratação (

APÓS EXERCÍCIO
-  Recomenda-se a ingestão de água no volume de 1,5 vezes o peso perdido durante o exercício .

 

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