• hora para treinar

Agora que a primavera já chegou e que a hora está prestes a mudar, reajustamos os nossos horários e as atividades paralelas que desenvolvemos. As “sagradas” horas de treino não são exceção.

A que horas costumas treinar? Mudas as horas de treino de acordo com a estação do ano? Aproveitas intervalos durante o dia, sais da cama com as galinhas ou aproveitas “all night long”?

Vários estudos das Universidades da Califórnia (Instituto de Pesquisa do Cérebro de Los Angeles) e de Chicago (Northwestern University) mostram que os nossos músculos também têm o seu próprio ritmo e respondem de forma diferente ao exercício, de acordo com o período do dia.

Deixamos aqui algumas ideias para te ajudar a decidir qual a melhor hora para o teu treino. 

Manhã:
Acordas às 6h da matina para ires ao ginásio ou dar a tua corrida? Boa! É uma ótima forma de acordar, ativar a circulação e libertar hormonas do bem-estar (as famosas endorfinas!)

Mas como estivemos muito tempo parados durante a noite, é importante começar devagar com exercícios mais leves enquanto o corpo se adapta à diferença de temperatura.

Não alongar demasiado em ambientes aquecidos para evitar que os músculos contraiam repentinamente quando submetidos a ambientes mais frios (isto serve para a rua no inverno ou ambientes com ar condicionado no verão).

À tarde:
Os exercícios da tarde são mais adequados à queima de calorias e à perda de peso. Como temos mais energia e a nossa capacidade anaeróbica é superior, o nosso desempenho é mais eficiente. Entre os estudos das universidades acima mencionadas está o facto de os treinos à tarde (nomeadamente hora de almoço) serem mais benéficos para o relógio dos músculos, prevenindo mesmo doenças como a diabetes, depressões ou alguns tipos de cancro.

O problema com este horário é a dificuldade de muitos de nós poder usufruir dele. Os especialistas dizem que, caso só consigamos ao fim de semana, já é benéfico.

À noite:
Muitos de nós já nos deparamos com esta questão. Treinar à noite deixa-nos despertos! Logo, a nossa qualidade de sono sofre com isso. Por outro lado, há quem defenda que o treino ao final do dia eleva a nossa temperatura deixando-nos mais relaxados e facilitando uma boa noite de sono.

Depende de nós saber avaliar o efeito do treino em horários tardios na nossa rotina e bem-estar. Seja a que horas for, o importante é treinar!

Fontes:
http://www.vogue.com/article/what-time-of-day-should-you-exercise
http://www.menshealth.co.uk/building-muscle/morning-vs-evening-workouts-which-is-better

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